Nesta quinta (29), profissionais de enfermagem aderiram a uma paralisação nacional para reivindicar a liberação de verbas para o pagamento do piso salarial da categoria, para municípios e estados. Na cidade de Belém o ato ocorreu na Avenida Presidente Vargas, centro da capital paraense.
Além da pauta principal, os profissionais também reivindicam melhores condições de trabalho e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). A manifestação aconteceu de forma pacifica com o auxílio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB).
A causa da categoria de profissionais vem sendo destaque durante os últimos meses, devido a retomada das discussões, bem como do julgamento pelo Superior Tribunal Federal (STF), para aprovação e consequente repasse de verbas para que estados e municípios consigam realizar os pagamentos.

Segundo o Diretor de Relações de Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará, Ribamar Santos, o movimento dos profissionais tem previsão de seguir até sexta-feira (30), com possível reavaliação da categoria sobre a continuidade. Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN-PA) disse reforçar sua posição favorável ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem.