Lideranças Munduruku e Kaiapó, ocuparam de forma pacífica a sede do Distrito de Saúde Especial Indígena Rio Tapajós – DSEI-RT, em Itaituba/PA no dia 12 de maio, para exigirem direitos adquiridos e que ainda não foram cumpridos.
Presente no encontro o Coordenador Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) no Tapajós HANS KABÁ, representando a instituição indigenista. HANS, enquanto liderança de seu povo e com qualificação para a Gestão Indigenista é produto de escolha de seu povo para o cargo de titular da FUNAI em Itaituba por decisão em Assembleia do Povo Munduruku que indicou seu nome para nomeação.
Por outro lado, o descontentamento dos indígenas que ocupam espaço na sede do DSEI-RT, é a falta da nomeação do indígena TOMAZ WARO, nome também decidido e indicado pelas lideranças para exercer o cargo de confiança de Coordenador do Distrito, coisa que não ocorreu e nem se justificou razões para tal omissão.

Reivindicam também as lideranças a estruturação de transportes terrestres que se encontram com problemas mecânicos devido o prolongado uso, e a presença da Ministra do Meio Ambiente para serem recebidas pelas lideranças Munduruku e Kaiapó, com a finalidade de estabelecerem tratativas para recuperação ambiental no interior das terras indígenas.

Como ponto prioritário da pauta de reivindicação, exigem a nomeação de TOMAZ WARO, que seria compromisso do atual Governo Federal em receber a indicação da própria comunidade indígena, para a titularidade do DSEI-RT, que hoje, se encontra sob a atenção temporária de uma substituta legal.
